FLUL

A disciplina de pós-graduação em Estudos Brasileiros na FLUL integra o plano de curso do Mestrado em Estudos Brasileiros e do Mestrado e Doutoramento em Estudos Românicos. Funciona ainda como opção para outras ofertas de pós-graduação na FLUL.


TÓPICOS DE LITERATURA DO BRASIL [2º semestre, 2015-2016]

Docente: Alva Martínez Teixeiro

Unidade de I&D associada ao curso: Centro de Estudos Comparatistas

Objetivos: Pretende-se a aquisição de uma visão de conjunto da ficção brasileira do século XXI através da reflexão a respeito de temas, problemas e conceitos inerentes à escrita de certas obras e autores relevantes. Nesta ordem de ideias, procura-se a compreensão do desenvolvimento dos processos literários contemporâneo e pós-moderno no Brasil – e discriminar várias tendências estéticas e ideológicas – e o aperfeiçoamento das capacidades de interpretação, de análise e de síntese.

ProgramaA narrativa brasileira no século XXI: reinventando a (anti)tradição

O programa pretende determinar um percurso aprofundado (entre outros muitos possíveis) e uma avaliação da ficção brasileira do século XXI, a partir da reflexão a respeito de três tópicos críticos significativos, assim como através da leitura e da análise de certos textos e autores representativos.

1) A (neo)ficção social: da classe A à classe E (Elvira Vigna: Nada a dizer; Paulo Henriques Britto: Paraísos artificiais; Fernanda Torres: Fim; João Paulo Cuenca: Corpo presente; Ana Paula Maia: Carvão animal).

2) Ficção e intelectualismo: hibridismo, reflexividade, ensaísmo (Laura Erber: Esquilos de Pavlov; Juliano Garcia Pessanha: Ignorância do sempre; Nuno Ramos: O mau vidraceiro; Evandro Affonso Ferreira: O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam).

3) Ficção e deslocamento: viagens, reconhecimentos e estranhamentos (Ricardo Lísias: O livro dos mandarins; Tatiana Salem-Levy: A chave da casa; Bernardo Carvalho: Mongólia; Luiz Ruffato: Estive em Lisboa e lembrei de você).

Deixe um comentário