FLUL-ICS

As disciplinas que a seguir se descrevem integram a oferta do Mestrado em Estudos Brasileiros (FLUL/ICS).


ESTUDOS BRASILEIROS: PROBLEMAS CRÍTICOS [1º semestre, 2015-2016]

Docentes: Susana Matos Viegas (ICS), com Simone Frangella (ICS) e Clara Rowland

Objectivos: Esta cadeira tem por finalidade realizar uma introdução interdisciplinar aos Estudos Brasileiros. Pretendemos fornecer ao aluno a linguagem mínima para poder situar-se dentro dos grandes debates sobre a sociedade e a cultura brasileiras e uma base geral de conhecimento sobre a sociedade e a cultura brasileiras que lhe permita uma compreensão mais pronta dos estudos sectoriais mais detalhados a que será introduzido nas restantes cadeiras do mestrado. O percurso do seminário, estruturado em módulos temáticos, pretende alertar o aluno para a essencial interpenetração entre literatura, pensamento social e cinema.

Programa: A cadeira será dividida em três módulos temáticos. No primeiro módulo será abordado o tropo do sertão a partir das obras literárias de Guimarães Rosa e da obra cinematográfica de Graciliano Ramos, com particular destaque para a questão da língua e para o tema da lei e da violência. Docente: Clara Rowland (FL-ULisboa). O segundo módulo apresenta visões da antropologia e de uma reflexão interdisciplinar sobre a desigualdade e seus ‘protagonistas’, chamando a atenção para o contributo clássico original da obra de Euclides da Cunha, mas centrando o debate na contemporânea questão urbana no Brasil. Docente: Simone Frangella (ICS-ULisboa). O terceiro módulo introduz a diversidade das dinâmicas de etnicidade como elemento problematizador do Brasil. O enfoque é dirigido aos índios, mostrando como foram eles integrados no debate sobre o Brasil-nação, e como integraram os índios a sua condição de viverem no Brasil. Assinalamos os lugares de confronto irreconciliável dessa diversidade na disputa da terra na contemporaneidade brasileira. Docente: Susana de Matos Viegas (ICS-ULisboa)


PORTUGUÊS EUROPEU, PORTUGUÊS BRASILEIRO [1º semestre, 2015-2016]

Docentes: Inês Duarte (FLUL), Gabriela Matos (FLUL), Anabela Gonçalves (FLUL)

Objectivos:

Programa:
A fenomenologia dos sujeitos nulos nas variedades europeia e brasileira da língua portuguesa(3);
O fenómeno da queda de preposição nas variedades europeia e brasileira da língua portuguesa(3);
Elipse do sintagma verbal em português europeu e brasileiro(2);
Omissão do objecto e colocação do sujeito em frases parentéticas em português europeu e brasileiro(2);
A colocação dos pronomes átonos nas variedades europeia e brasileira da língua portuguesa(1);
Construções impessoais nas variedades europeia e brasileira da língua portuguesa(1).


DO PORTUGUÊS MEDIEVAL AO PORTUGUÊS BRASILEIRO [1º semestre, 2015-2016]

Docente: Esperança Cardeira

Objectivos:

Programa: (i) Descrição da gramática da língua portuguesa dos séculos XV e XVI (principais características; mudanças gramaticais em curso); (ii) Fontes textuais para o estudo da história da língua portuguesa (o documento escrito enquanto instrumento para a reconstrução de estados pretéritos da língua na sua relação com a dimensão histórica e social); (iii) A Crítica Textual orientada para a Linguística Histórica (o texto como testemunho de língua; papel dos elementos linguísticos no estabelecimento crítico do texto; peritagem filológica e linguística ao serviço do apuramento do texto); (iv) Metodologias necessárias para constituir um corpus de trabalho adequado para a recolha, classificação e análise de dados.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s