Quem somos

Nesta página apresentamos as pessoas com responsabilidade na docência de literatura e cultura brasileiras nas universidades portuguesas.  A lista não esgota, contudo, o elenco de pessoas que faz estudos brasileiros em Portugal, como se poderá constatar na página dedicada ao GRES.


Docentes de literatura e cultura brasileiras em Portugal:

Abel Barros Baptista: Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa (Departamento de Estudos Portugueses / Instituto de Estudos de Literatura e Tradição)
Alva Martínez Teixeiro: Professora Auxiliar da Universidade de Lisboa (Departamento de Literaturas Românicas / Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias)
Carlos Mendes de Sousa: Professor Associado da Universidade do Minho (Departamento de Estudos Portugueses / Centro de Estudos Humanísticos)
Clara Rowland: Professora Auxiliar da Universidade de Lisboa (Departamento de Literaturas Românicas / Centro de Estudos Comparatistas)
Cristina Mello: Professora Auxiliar da Universidade de Coimbra (Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas / Centro de Literatura portuguesa)
Francisco Topa: Professor Associado da Universidade do Porto (Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos / Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa)
Joana Matos Frias: Professora Auxiliar da Universidade do Porto (Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos / Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa)
Osvaldo Manuel Silvestre: Professor Auxiliar da Universidade de Coimbra (Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas / Centro de Literatura portuguesa)


Abel Barros Baptista  ensina literatura brasileira na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa desde 1986. Aí se doutorou em 1996 com a tese Autobibliografias. Solicitação do livro na ficção de Machado de Assis (Lisboa: Relógio d’Água, 1998; Campinas: Editora da Unicamp, 2003). A sua dissertação de mestrado em Estudos Literários Comparados, na mesma universidade, foi também dedicada a Machado de Assis: Em nome do Apelo do nome. Duas interrogações sobre Machado de Assis (Lisboa: Litoral, 1991; Campinas: Editora da Unicamp, 2003, edição revista, com o título A formação do nome). O conjunto do seu trabalho machadiano disperso e ainda um estudo inédito sobre Memórias póstumas de Brás Cubas foi publicado no volume Três emendas. Ensaios machadianos de propósito cosmopolita (Campinas: Editora da Unicamp, 2014). Na mesma Editora da Unicamp, publicou um conjunto de ensaios sobre literatura brasileira e o seu ensino em Portugal, O livro agreste. Ensaio de curso de literatura brasileira (2005).

Na sua actividade de divulgador da literatura brasileira em Portugal, além de numerosos cursos, conferências e participações em colóquios, destaca-se a direcção da colecção “Curso breve de literatura brasileira”, nos Livros Cotovia, 14 volumes publicados entre 2005 e 2007.

E-mail: abelbb@mail.telepac.pt


OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Alva Martínez Teixeiro (A Coruña, 1982) é Professora Auxiliar de Literatura e Cultura Brasileiras da Universidade de Lisboa, investigadora integrada no CLEPUL, Mestre, com a dissertação O discurso da violência na literatura brasileira contemporânea – O policial carioca: Rubem Fonseca e Luiz Alfredo Garcia-Roza (2007), e Doutora em Literatura Brasileira, com a tese A obra literária de Hilda Hilst e a categoria do obsceno – Entre a convenção e a transgressão: o erótico-pornográfico, o social e o espirtitual (2010, Doutoramento Europeu e Prémio Extraordinário). O seu labor investigador, além das atuais Literaturas Galega e Portuguesa, foca, em especial, a Literatura Brasileira Contemporânea e as relações transitivas entre arte e escrita.

Publicou os livros monográficos A pretensa nostalxia da autoridade – Unha interpretación parcelar d’O porco de pé de Vicente Risco (2007, Prémio “Ramón Piñeiro” de Ensaio) e Nenhum vestígio de impureza – A obra literária de Sophia de Mello Breyner Andresen (2013), assim como, já no âmbito concreto dos Estudos Brasileiros, Maktub – Da retórica na ficção de Raduan Nassar (2006) e O herói incómodo – Utopia e pessimismo no teatro de Hilda Hilst (2009), tendo coordenado, com Dirk-Michael Heinnrich e Giancarlo de Aguiar, o volume Vicente e Dora Ferreira da Silva – Uma vocação poético-filosófica (2015).

Em 2014, com o ensaio A linha de sombra de uma suspeita lição de zoologia – Do animal e do humano na narrativa de Lygia Fagundes Telles, obteve o “Prêmio Itamaraty – IV Concurso Internacional de Monografias”, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

E-mail: alvateixeiro@gmail.com


Carlos_Mendes_de-Sousa

Carlos Mendes de Sousa é professor no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, onde lecciona várias disciplinas na área da Literatura e Cultura Brasileiras desde 1990, no âmbito da graduação e da pós-graduação. Leccionou seminários e cursos de curta duração sobre literatura brasileira noutras Universidades (Univ. de Hamburgo, Univ. de Göttingen, Univ. Federal do Rio de Janeiro, Univ. de Aahrus). Coordena o GRES, Grupo de Estudos Brasileiros em Portugal, no âmbito do CEHUM. Orienta diversos projectos de pesquisa no campo dos estudos brasileiros. Tem diversas publicações nesta área, entre os quais se contam dois livros sobre Clarice Lispector editados no Brasil: Clarice Lispector. Figuras da Escrita, São Paulo, Instituto Moreira Salles, 2012; Clarice Lispector. Pinturas, Rio de Janeiro, Rocco, 2013.

E-Mail: carlosmendesdesousa@gmail.com


clararowland_ebpor

Clara Rowland é professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da mesma universidade. Ensina literatura brasileira na licenciatura e na pós-graduação desde 2003 e é directora, desde a sua criação em 2012, do Mestrado em Estudos Brasileiros (FLUL/ICS). Doutorou-se em Estudos Comparatistas, com uma tese sobre a relação entre livro e narração na obra de João Guimarães Rosa, publicada em 2011, numa versão revista, pela UNICAMP/Edusp com o título A Forma do Meio: livro e narração na obra de João Guimarães Rosa. Tem artigos, ensaios e recensões publicadas sobre Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Bernardo Carvalho, entre outros. É investigadora responsável do projecto “Falso Movimento – estudos sobre escrita e cinema”, financiado pela FCT (PTDC/CLE-LLI/120211/2010), e directora do Programa Internacional FCT de Doutoramento em Estudos Comparatistas (PhD-COMP), seleccionado para financiamento pela FCT no concurso de 2014 e com início previsto em Setembro de 2015. Foi eleita em 2012 “Special Interest Delegate – Representing Scholars outside US and Canada” na Delegate Assembly da Modern Language Association of America (termo do mandato: Janeiro 2015).

E-mail: clararowland@sapo.pt


Cristina Mello

Cristina Mello: é Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Tem lecionado cadeiras nos cursos de mestrado em ensino de Português-Latim e Português Línguas Estrangeiras, na área da didática da literatura e  ainda disciplinas da área dos estudos literários  nas licenciaturas em Português e em Línguas Modernas. É membro do corpo docente do 2º ciclo em Literatura de Língua Portuguesa – Investigação e Ensino. Foi colaboradora da Revista Colóquio/Letras e da revista Discursos, da Universidade Aberta. Doutorou-se com uma tese sobre o ensino da literatura e a problemática dos géneros literários. Lecionou cursos breves na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na Universidade Estadual de Londrina e na Universidade de Santiago de Compostela. Tem publicações na área do ensino da literatura.


 

ftopa_ebpor

Francisco Topa (n. Porto, 1966) é professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, lecionando nas áreas de Literatura e Cultura Brasileiras, Crítica Textual, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Literaturas Orais e Marginais. Doutorou-se em Literatura, em 2000, na mesma Faculdade, com uma tese sobre o poeta barroco Gregório de Matos.

A sua investigação tem estado dirigida para a literatura portuguesa e brasileira dos séculos XVII e XVIII, para a literatura africana de língua portuguesa (em particular as de Angola e Cabo Verde) e para algumas áreas da literatura oral e marginal. É autor de 18 livros e de muitas dezenas de artigos e recensões nos domínios mencionados, tendo também organizado ou coorganizado vários volumes de atas e publicações afins.

E-mail: franctopa@gmail.com


frias

Joana Matos Frias é professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora do Instituto de Literatura Comparada da mesma Faculdade, onde tem leccionado, desde 1996, unidades curriculares do campo da Literatura Brasileira, nos cursos de 1º e 2º ciclos, e onde tem orientado trabalhos e dissertações consagrados a autores como Murilo Mendes, Ana Cristina César, Manoel de Barros, Lêdo Ivo, Paulo Leminski ou Angélica Freitas. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela mesma Faculdade, aí concluiu o seu Mestrado em Estudos Portugueses e Brasileiros em 1999, com uma dissertação intitulada Tempo e Negação em Murilo Mendes, com que viria a receber o Prémio de Ensaio Murilo Mendes atribuído pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 2001, e que seria publicada em livro com o título O Erro de Hamlet: Poesia e Dialética em Murilo Mendes (Rio de Janeiro, 7Letras, 2002). Doutorou-se em 2006 no ramo de Conhecimento em Literatura, com a tese Retórica da Imagem e Poética do Imagismo na Poesia de Ruy Cinatti.

Responsável pela antologia de poemas de Ana Cristina César Um Beijo que Tivesse um Blue (Quasi, 2005), tem publicado ensaios no campo da Estética Comparada — privilegiando as correlações entre a poesia, a pintura, a fotografia e o cinema —, e a sua actividade crítica tem-se repartido por autores portugueses modernos e contemporâneos e por autores brasileiros como Ronald de Carvalho, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Murilo Mendes, João Cabral de Melo Neto, Vinicius de Moraes, Manoel de Barros, Adélia Prado, Angélica Freitas e Marília Garcia. Em 2013, organizou o Encontro «Meu Tempo é Quando»: Nos 100 Anos de Vinicius de Moraes, que teve lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e na Casa da Música. Em 2014, foi Professora Visitante da CAPES na Universidade Federal Fluminense, tendo dado aulas, proferido conferências e participado em júris académicos em diversas universidades brasileiras (UFF, UFRJ, UERJ, UNIRIO, USP, UNIFESP, UFMG).

E-mail: jfrias@netcabo.pt


Osvaldo Manuel Silvestre é professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Tem lecionado disciplinas nas licenciaturas em Português e em Línguas Modernas, na área da Teoria da Literatura, em que se doutorou, e ainda na licenciatura em Estudos Artísticos (Análise e Crítica de Filmes, actualmente). É membro do corpo docente do Programa de Doutoramento FCT “Estudos Avançados em Materialidades da Literatura” e do curso de mestrado e doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa. Dirigiu a licenciatura de Estudos Portugueses e Lusófonos entre 2006 e 2009, e é de novo diretor dessa licenciatura, agora chamada licenciatura em Português. Foi professor visitante nas universidades de Santiago de Compostela e na UNICAMP. Foi co-director da revista Inimigo Rumor, quando a revista foi dirigida em simultâneo por brasileiros e portugueses. Publicou ensaios sobre alguns autores brasileiros e, em co-autoria com Abel Barros Baptista, a antologia Seria uma rima, não seria uma solução. A poesia modernista (2005), no Curso Breve de Literatura Brasileira editado pelos Livros Cotovia. É, desde 2013, coordenador da área de Estudos Brasileiros do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da FLUC. É membro do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.

E-mail: oms.fluc@gmail.com


 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s