FLUL

As disciplinas de Literatura Brasileira oferecidas na FLUL integram os planos dos seguintes cursos: Estudos Portugueses, Línguas, Literaturas e Culturas, Artes e Humanidades, Estudos Gerais. Funcionam ainda como opção para as restantes licenciaturas da FLUL.


CULTURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA [1º semestre, 2015-2016]

Docente: Alva Martínez Teixeiro

Objetivos: Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com os instrumentos conceituais, metodológicos e analíticos adequados ao estudo da cultura. Igualmente, pretende-se a aquisição de uma visão de conjunto da formação da cultura brasileira contemporânea. Parte-se, principalmente, da reflexão e problematização dos debates e conflitos gerados pelo cruzamento entre diferentes tradições culturais e novos movimentos artísticos na história do Brasil dos séculos XX e XXI. Nesta ordem de ideias, a partir das novas perspetivas para o estudo da questão cultural, procura-se repensar criticamente o exame e a compreensão da Cultura Brasileira, nomeadamente das artes musicais e visuais, e o aperfeiçoamento das capacidades de interpretação, de análise e de síntese.

Programa: O estudo da formação cultural brasileira parte de uma perspetiva interdisciplinar, incluindo uma ampla variedade de abordagens, da história cultural à sociologia, da antropologia à análise literária ou artística. Os principais eixos do programa são: o multiculturalismo, a diversidade, a globalização e o relativismo cultural; o dinamismo e a cultura; as relações entre a cultura erudita, a cultura popular e a cultura de massas. Deste modo, para obter uma visão panorâmica destas questões e, ao mesmo tempo, indagar as particularidades, continuidades e ruturas, analisaremos e relacionaremos diversos momentos e movimentos musicais (do samba à Bossa e ao Tropicalismo) e artísticos (do Concretismo à Pós-Modernidade).


MARCOS DA LITERATURA BRASILEIRA [2º semestre, 2015-2016]

Docente: Alva Martínez Teixeiro

Objetivos: Pretende-se a (re)descoberta da História literária brasileira através da reflexão a respeito de temas, problemas e conceitos inerentes à escrita de certas obras e autores medulares e, também, à sintonia ou desencontro com os períodos artísticos e sociais em que se inscreveram. Deste modo, procura-se a compreensão das relações na literatura entre identidade e universalidade e exercitar a capacidade de interpretação, análise e síntese.

Programa: O programa pretende determinar um percurso aprofundado e uma reavaliação e revisão da literatura brasileira dos séculos XIX, XX e XXI. Com esse fim em vista é proposta a leitura, total ou parcial, de uma seleção de obras de excecional criatividade, originalidade e valor universal, tais como Memórias póstumas de Brás Cubas (um exemplo paradigmático do Realismo enganador de Machado de Assis), Laços de família (um bom exemplo da ênfase na introspeção dos personagens de Clarice Lispector e da sua notável linguagem metafórica), Feliz Ano Novo (uma obra-mestra do Brutalismo de Rubem Fonseca), Ó (uma obra híbrida e pós-moderna de Nuno Ramos), Estrela da vida inteira (de Manuel Bandeira, o poeta da revelação, do mistério e de um estranho humor irónico), a poesia de Ferreira Gullar (que experimentou radicalmente à procura da alteração das categorias tradicionais da arte) e Claro engima (a obra-prima de Carlos Drummond de Andrade, caraterizada pela perfeita fusão da herança clássica e da modernidade).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s